educação

Aulas começam nesta quarta-feira para 32,4 mil alunos de Santa Maria

Da redação

Foto: Janio Seeger (Diário)

Começa, hoje, mais um ano letivo para cerca de 32,4 mil alunos das redes municipal e estadual de educação em Santa Maria. São 18, 5 mil estudantes nas 57 escolas do município e outras 13,9 mil em 37 instituições do Estado - o Colégio Tiradentes e as escolas Humberto Campos, do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria (Case), e Julieta Balestro, do Presídio Regional de Santa Maria, têm calendário diferenciado.

A rede municipal começa 2019 com o reforço de 51 novos professores. Além disso, duas novas creches vão dar início às atividades: Ivanise Jann de Jesus, na Cripiano da Rocha; e Professora Glaci Corrêa da Silva, na Vila Brenner. Na primeira, estão matriculadas 110 crianças, e na segunda, 66 alunos.

Também está prevista, ainda neste semestre, a abertura de 18 novas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com atividades diurnas, em oito instituições da rede municipal.

Por outro lado, algumas escolas enfrentam um antigo problema: a falta de merendeiras. Segundo informações da Superintendência da Comunicação da prefeitura, a Secretaria de Educação está ajustando o projeto para encaminhar o processo licitatório para a contratação dessas profissionais.

ESTADO
Cerca de 9 mil alunos das escolas da rede estadual retornam após um curto período de recesso. Isso porque 12 escolas encerraram o ano letivo de 2018 em janeiro, reflexo da greve dos professores de 2017.

Atendimentos comunitários do curso de Odonto da UFSM serão transferidos para o campus

Em algumas instituições, as obras estão entre as novidades neste início de ano letivo. Construção de muros e revitalização de espaços estão em andamento em pelo menos sete escolas.

Uma das novidades para 2019 é o aumento de ações previstas pelo Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), em parceria com a Secretaria de Segurança. O objetivo é fazer com que o combate à violência nas escolas seja trabalhado de forma conjunta e estratégica com os órgãos de segurança, por meio do projeto Sem Violência RS.

MATRÍCULAS
Os estudantes que perderam todos os prazos para realizar a matrícula terão mais uma oportunidade: até o dia 29 de março, o gerenciamento das vagas será feito diretamente nas escolas da rede pública. No ato da matrícula será solicitada a apresentação do atestado de vacinação atualizado para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. O objetivo é disseminar nos pais a importância da vacinação das crianças.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

ProUni divulga hoje resultado da segunda chamada Anterior

ProUni divulga hoje resultado da segunda chamada

Chamada oral para os campi de Frederico e Palmeira das Missões Próximo

Chamada oral para os campi de Frederico e Palmeira das Missões

Educação